O sonho de oito entre dez mulheres é com o corpo perfeito e a barriga seca. Porém engana-se quem pensa que secar barriga é um sonho exclusivamente feminino. Os homens estão cada vez mais vaidosos, dividindo-se entre exercícios físicos em academias ou parques, uma alimentação saudável e até clínicas de estética para atingir o objetivo do corpo perfeito.

Muitos homens têm dificuldades para ganhar massa muscular e uma certa facilidade em acumular gordura na barriga. Isso se deve a alguns fatores principais: hereditariedade, genética, hábitos cotidianos e alimentares.

A boa notícia é que mesmo com uma genética não tão favorável, é possível melhorar o corpo. Um bom começo é procurar por ajuda profissional e rever alguns hábitos alimentares e cotidianos. Nada que uma reeducação não dê jeito.

Fisiologia e metabolismo masculino

Vamos nos furtar de discutir gênero e sexualidade, porém é fato que homens e mulheres são fisiologicamente diferentes e isso deve ser respeitado e levado em conta ao começar uma dieta e uma rotina de exercícios.

O tecido adiposo nos homens é retido no abdômen, porém, o público masculino leva vantagem sobre o feminino na questão fisiológica por conta da produção de testosterona. Os homens produzem uma quantidade deste hormônio muito maior do que as mulheres e esse hormônio é determinante para o aumento da massa muscular, da aceleração do metabolismo e na distribuição da gordura corporal. Levando em conta este aspecto, o homem consome muito mais energia do que as mulheres, o que facilita na hora de eliminar gorduras. É importante manter os níveis equilibrados de testosterona.

Uma boa alimentação, uma boa noite de sono e hábitos cotidianos saudáveis contribuem para esse equilíbrio. Poucas horas de sono diminuem em 40% a produção de testosterona. E sempre lembrando que a partir dos 30 anos a produção hormonal do homem diminuiu e consequentemente afeta seu metabolismo, dificultando também a perda de gordura.

A quantidade de gordura no homem está sempre em movimento, nunca vai ser a mesma. Pode estar em uma crescente ou uma decrescente, isso vai depender muito de algumas questões já mencionadas anteriormente, mas que valem serem reforçadas: hereditariedade e genética e hábitos cotidianos e alimentares.

Como secar a barriga de forma rápida e eficaz

Perder gordura localizada barriga não é exatamente uma receita de bolo. Cada profissional, seja ele educador físico, seja ele nutricionista, seja ele endocrinologista, vai dar dicas diferentes sobre como secar a barriga. Se você conversar com alguns amigos e pedir ideias, eles falarão sobre o que ouviram, leram ou sobre o que fizeram e deu ou não resultado e pode acreditar, você sempre irá ouvir novas dicas.

A grande questão é: queimar mais gordura do acumular. Parece fácil, porém exige alguns sacrifícios e mudanças de rotina que você precisa estar disposto a realizar para secar barriga.

Reeducação alimentar (secar barriga começa pela boca)

– Evite carboidratos, principalmente durante a noite, consequentemente, o seu corpo liberará menos insulina, armazenando assim menos gordura. Evite também alimentos industrializados. Eles tem interferência direta no acumulo de gordura. Procure ingerir alimentos integrais;

– Aumente a ingestão de proteínas que aceleram o metabolismo durante a digestão e também ajudam ao músculo se recuperar dos exercícios, a manter e a cresce;

– Faça a maior refeição do dia após o treino. Nesse caso, os nutrientes farão a reposição do que foi gasto, evitando acúmulos desnecessários dos mesmos;

– Evite passar fome. Abolir certos alimentos do seu cardápio não quer dizer parar de comer. Perder refeições pode ter efeito contrário na perda da barriga, além de trazer prejuízos à saúde;

– Alimente-se com mais qualidade e em menores quantidades. Faça cerca de cinco refeições por dia. Esse hábito auxilia no aumento da taxa metabólica já que o corpo necessita queimar mais energias durante a digestão. Procure a ajuda de um profissional devidamente registrado para montar uma dieta adequada;

– Coma devagar. Desenvolver esse hábito ajuda você a se sentir saciado com uma quantidade menor de alimento, isso traz um resultado a curto e a longo prazo na queima de gordura abdominal;

– Não abra mão de beber bastante água durante o dia. Além de hidratar o corpo, a água tem um papel importante nas funções hepáticas;

secar barriga

Hábitos cotidianos

– Durma bem. Dormir entre 6 e 8 horas por noite ajuda o corpo a descansar, a recuperar do esforço do dia e na produção do hormônio do crescimento que é o principal queimador de gordura;

– Evite o estresse. O corpo nesse estado libera cortisol, que em excesso causa perda de massa muscular e aumento da gordura corporal;

– Fique longe do cigarro, já que o mesmo diminui em 20% a produção da testosterona e evite o álcool que igualmente reduz a quantidade do hormônio no corpo, é convertido em gordura e tem tendência a se acumular na região do abdômen, além de interferir no equilíbrio glicêmico.

Exercícios físicos

– Invista no seu treino. Faça exercícios, mantenha-se ativo e dedique-se especialmente a musculação no quesito aumento do metabolismo e a liberação dos hormônios anabólicos que facilitarão a perda de gordura;

– Abdominais são eficazes para hipertrofia, mas não para definição. Exercícios aeróbicos são os indicados para livrar-se da gordura abdominal;

– Tudo o que é em excesso não faz bem, isso vale também para exercícios aeróbicos, principalmente se você não mudar sua alimentação e a quantidade de alimentos que você ingere;

Produtos milagrosos para secar a barriga anunciados na televisão não existem. Aparelhos como o AB Shaper não vão fazer com que você perca gordura e defina a barriga, a corrente oferecida por eles não vai provocar resultados. A lei do menor esforço não se aplica para quem busca resultados. As busca por cirurgias estéticas vem crescendo também entre o público masculino, porém vale lembrar dos riscos e de que se os hábitos não forem revistos o processo se perde em pouquíssimo tempo.

O que trará resultados eficazes para perder gordura localizada barriga é a aliança entre bons hábitos e exercícios físicos.  Além da perda de gordura abdominal e da realização pelo corpo desejado, a saúde é a grande beneficiada. Essa aliança previne doenças cardíacas, a obesidade, fortalece o sistema imunológico, melhora a disposição, regula o sono, diminui o estresse, previne doenças ósseas, reduz o colesterol ruim (LDL), previne o diabetes e controla a hipertensão, melhora a saúde mental evitando assim a depressão, entre outros benefícios.

Aprendeu como secar a barriga? Aproveite para ler o próximo artigo:

Boa sorte!


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