Um belo dia você é convidado para ser o padrinho de casamento do seu melhor amigo. Chega em casa ainda contente com o convite e tira o terno do armário para ver se está tudo bem. Começa a vestir a calça e percebe que ela está um pouco apertada, mas você não liga até porque se murchar um pouquinho a barriga, ela cabe. Mas eis que tenta abotoar a calça, e não consegue.

Por um breve momento você fica indignado, culpa o churrasco do último fim de semana, culpa aquela cerveja que tomou enquanto assistia ao jogo do seu time na quarta-feira, culpa o mundo cruel em que tudo que é gostoso, engorda. E então com aquela coragem adquirida no momento de revolta você decide: “Vou começar um regime para emagrecer”

Tempos modernos

Esse é um problema cada vez mais comum da nossa sociedade moderna. Com a vida atribulada nos grandes centros urbanos é cada vez mais comum que as pessoas façam suas refeições fora de casa, e a falta de tempo acaba nos fazendo optar cada vez mais por fast foods, que garantem uma refeição rápida, porém nada saudável. Resultado, estamos ficando cada vez mais gordos.

Dados do Ministério da Saúde revelam que a taxa de sobrepeso entre os homens é de 56,5%. Isso faz com que muita gente ligue um sinal de alerta e situações como a narrada acima exemplificam isso se tornam mais comuns.

Ai, o pensamento “dieta para homem emagrecer” está cada vez mais presente entre nós!

Dieta para perder gordura

Ainda existe quem pense que fazer dietas para emagrecer não é coisa de homem e comem como se não houvesse amanhã, desfilam por aí suas barrigas de chope ou tentam engordar para malhar e ficar “grande”.

Porém, uma dieta para perder gordura deixou de ser uma preocupação predominantemente feminina. Com o nível alarmante de sobrepeso entre a população masculina e a crescente tendência do homem moderno de se cuidar mais, evidenciada nos últimos anos, é cada vez mais comum ver homens em busca de uma dieta saudável.

Entenda suas necessidades (focado em dieta masculina)

Homens tem um gasto calórico mais alto do que as mulheres, então nem pense que vai se contentar só com aquela saladinha que sua namorada está comendo.

Além disso, é preciso entender que seguir uma dieta para perder gordura não significa comer pouco ou passar fome. Se você está acostumado a comer uma grande quantidade de comida, eventualmente poderá ficar com um pouco de fome quando começar. Porém deve ser feita uma reeducação alimentar gradativa para que você se sinta saciado e ainda assim perca peso.

Aqui a regra de ouro é comer frequentemente e não pular refeições. Quando seguimos esta regra o gasto calórico é contínuo, pois se pulamos alguma refeição nosso corpo entende que como ficaremos mais tempo sem comer ele precisará acumular calorias para suprir nossas necessidades nesse período.

Esqueça todas aquelas dietas para homem emagrecer malucas que lhe prometem resultados quase que instantâneos e que cortam drasticamente algo de sua dieta regular, elas só te atrapalham nessa tarefa. Não invente moda, nós homens gostamos de hábitos simples, comer sem frescuras.

Cronograma da dieta para homem emagrecer

dieta para perder gordura

 Café da manhã

  • 2 fatias de pão de forma integral – pode ser substituído por 6 biscoitos de água e sal ou 3 torradas integrais
  • Requeijão / geleia / margarina light
  • 1 copo de 200ml de leite desnatado ou iogurte light

No intervalo entre o café da manhã e o almoço ingerir uma fruta a escolha ou 1 xícara de salada de frutas ou ainda um mix de castanhas. Sugestão:

  • 2 castanhas de caju
  • 1 castanha do Pará
  • 4 amêndoas

Almoço

  • Salada de folhas (alface, agrião, rúcula, repolho, acelga, etc) a vontade
  • 6 colheres de sopa de legumes (pepino, cenoura, pimentão, beterraba, palmito, etc)
  • Temperos: 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, limão e ervas a gosto
  • 6 colheres de sopa rasas de arroz
  • 3 colheres de sopa de feijão
  • 1 porção de carne magra de aproximadamente 200 gramas ou 2 ovos cozidos
  • 1 fruta para sobremesa

Lanche da tarde

  • 1 copo de 200 ml de iogurte light + 2 colheres de sopa de granola sem açúcar
  • 1 fruta a escolha

Jantar

  • Salada de folhas (alface, agrião, rúcula, repolho, acelga, etc) a vontade
  • 4 colheres de sopa de legumes (pepino, cenoura, pimentão, beterraba, palmito, etc)
  • Temperos: 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, limão e ervas a gosto
  • 4 colheres de sopa rasas de arroz
  • 2 colheres de sopa de feijão
  • 1 porção de carne magra de aproximadamente 100 gramas

Ou um sanduíche de baixa caloria. Sugestão:

  • Pão integral
  • Salada de vegetais
  • 1 porção de carne de baixa (preferencialmente peito de frango)
  • Queijo branco (minas frescal, ricota, cottage, etc)

Lanche da noite

  • 1 xícara de chá de iogurte light
  • 1 colher de sopa de fibras (aveia, linhaça e granola)

Dicas úteis de dieta para homens emagrecer

Para uma melhor assimilação da dieta para homens procure respeitar sempre os horários e as quantidades estipuladas para cada refeição, assim você corre menos riscos de sabotar a dieta. E não pule refeições, isso faz com que a fome acumule e comemos mais na próxima refeição.

Nunca belisque entre as refeições, esse é o pior vilão de todas as dietas para emagrecer. Comer fora de hora além de fazer com que você desista da dieta mais facilmente, além de dificultar a adoção de novos hábitos.

Beba pelo menos dois litros de água por dia. A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas devemos sempre nos manter bem hidratados para que o corpo funcione bem e consequentemente nosso metabolismo esteja bem, é ele quem vai ajudar a nos livrarmos das calorias e gorduras indesejáveis.

Deixe a cervejinha para o fim de semana. Happy hour com os colegas de trabalho na sexta-feira está liberado, mas não exagere. É bom manter a vida social ativa para que fiquemos com as energias renovadas para continuar firmes na busca de nossos objetivos, aqui a palavra-chave é moderação. Lembre-se que bebidas alcoólicas são altamente calóricas, então vá devagar.

Faça exercícios físicos regularmente

Dieta para homens emagrecer não é a única coisa que deve ser feita se você quer realmente transformar seu corpo

Nenhuma dieta é milagrosa, depende de nosso esforço e dedicação para que comecemos a colher os frutos. Porém, só o regime para emagrecer não lhe garantirá os resultados esperados. A prática regular de exercícios é fundamental para se ter uma melhor saúde e qualidade de vida.

Não pense que o futebol com os amigos uma vez na semana é suficiente. Procure atividades que sejam atrativas para você, que aliem o prazer a hábitos mais saudáveis. Comece com uma caminhada leve no parque ou área pública de sua cidade mais próxima de você. Evolua gradativamente para uma corrida intercalando com momentos de caminhada ou procure a prática de esportes que tenham mais a ver com você.

Lembre-se ainda de reservar tempo suficiente para um bom sono e descanso, esta prática também é fundamental para quem quer perder peso. Quer conhecer minha jornada?

Pode lhe inspirar! 😉


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: