Para os seres humanos, o alimento não é apenas para saciar a fome, mas um fator cultural de interação e identidade. Porém, o homem moderno, com a globalização e o estresse vem mudando e deixando sua dieta não só mais pobre, mas mais inconstante. Não pela falta de alimentos, mas pela falta de tempo e por conta das comidas processadas. A obesidade e o sobrepeso vêm se tornando mais comum, não só nas regiões mais ricas, mas nas mais pobres também.

Se o pensamento “quero emagrecer” vem a sua cabeça quase todos os dias, não pare de ler esse artigo.

O que fazer para emagrecer?

O emagrecimento não é só fruto de dietas, mas de reeducação alimentar e mudança de mentalidade, em que a constância é fundamental. Mudar hábitos é essencial para quem busca como emagrecer homem.

  • Não consumir bebidas alcoólicas: A cerveja de domingo com os amigos, só ajuda no cultivo da famosa “barriguinha de shops” que atinge homens de 25 a 60 anos em média.
  • Diminuir o consumo de açúcar e gordura: Alimentos como, bolachas, doces, frituras e etc. Devem ser evitados ao máximo, pois, além de aumentarem o colesterol e triglicérides, aumentam o peso e o risco a saúde.
  • A proteína é amiga! Sim, alimentos ricos em proteína como carnes, aves, peixes, leite, queijos, iogurte, feijão, ervilhas e soja, são ótimos. Pois, aumenta a massa muscular, ajuda na absorção dos aminoácidos, regeneração das fibras musculares devido a lesões causadas por maior parte dos treinos.
  • Fibras: Se você busca emagrecer, alimentos ricos em fibras são essenciais. Eles auxiliam na digestão e reduzem o apetite. Frutas, grãos, cereais, vegetais e leguminosas.
  • Exercícios: Não adianta querer emagrecer sem praticar atividade física. O sedentarismo hoje é uma das principais causas da obesidade.
  • Água: Cortar refrigerantes e sucos industrializados é importante para quem busca o emagrecimento. A água é o solvente universal e corpo sempre precisa ser bem hidratado.
  • Evite os alimentos industriais processados e diminua drasticamente seu consumo de carboidratos. Pães, batatas e massas são ricos em calorias e devem ser consumidos de maneira dosada. Iscas de frango, hambúrgueres, pizzas, são seus inimigos nessa jornada saudável.
  • Se você sempre pergunta “como emagrecer rápido” todo dia que acorda, esse texto foi feito para você.

Dicas de treino para emagrecer (como emagrecer homem)

Hoje, a atividade física mais comum entre os homens é a musculação. Porém, dependendo do grau de obesidade que estiver não pode ser uma boa. Nestes casos, o que fazer para emagrecer?

A musculação ficou popular, pois, além de perder peso, ela define o corpo e não causa tantos impactos se feita da maneira certa, além de ser sinônimo de como emagrecer rapido. Não podemos esquecer que caminhar é muito importante, você movimenta braços, pernas e glúteos para perder peso e não ganhar massa. “Eu não gosto de academia e nem de andar”. Muitas pessoas não gostam de andar ou ir para academias, não se identificam com o ambiente, porém, querem praticar exercícios, pois bem, pratique esportes. Sejam eles em grupo ou individual, o importante é não ficar parado.

  • Ciclismo: melhora a circulação, combate o estresse, tonifica os músculos, deixando glúteos e pernas fortes. O melhor do ciclismo é você fazê-lo olhando a paisagem e ouvindo uma boa música.
  • Natação: gera benefícios na maior parte do corpo, melhorando a resistência dos pulmões e de todo o sistema respiratório. A pressão da água faz com que você não sinta o impacto, porém a mesma pressão faz você fazer até 5x mais esforço do que fora da água. Nado peito pode-se perder até 40 calorias, enquanto costas chega a 80 calorias. Já o nado borboleta chega as 150 calorias fácil, além de diminuir o colesterol. A natação é um excelente esporte para quem está obeso, pois a água diminui o peso e reduz o impacto. 600 calorias por hora, em média.
  • Corrida: É um exercício de intensidade elevada, trazendo a redução da osteoporose, pressão sanguínea, melhora os níveis de colesterol, fortalece os membros inferiores. Porém, na corrida, deve-se começar com 20 minutos e com o passar do tempo, ir aumentando.
  • Basquete: Um esporte dinâmico que precisamos estar correndo sempre e requer atenção e ainda temos um bônus, como seu objetivo é a Cesta, ele exige maior esforço dos braços.
  • Futebol: Esporte coletivo que exige velocidade, disciplina e força. Sabe aquela pelada de domingo? Pode continuar desde que em vez de cerveja, tenha apenas água ou suco.

O que fazer para emagrecer

Quero emagrecer lutando!

Ainda temos as lutas, que além de emagrecer e definir o corpo trabalham velocidade, reflexo e raciocínio rápido. Algumas ainda possuem ensinamentos como disciplina, respeito e autodefesa. Essa é uma ótima opção para “como emagrecer rápido”.

  • Boxe: Trabalha braços, pernas, ombros, abdômen e panturrilhas. Podendo perder até 1.200 calorias por aula.
  • MMA: Com o MMA, que são as lutas marciais mistas, você pode malhar o corpo todo, podendo perder até 2.000 calorias por aula.
  • Muay Thai: É uma luta de golpes baixos, então, trabalha-se pernas, joelhos, glúteos e coxas. É uma luta que exige agilidade. O muai thay é também conhecido como Box tailandês. Podemos perder com ele, até 2.000 calorias por aula.
  • Kung Fu: Uma das lutas mais antigas mundo, de origem chinesa e se baseia nos movimentos dos animais. Além dos benefícios musculares como coxas, pernas, panturrilha e joelhos. Há o trabalho da postura que é feita com o joelho flexionado e o controle respiratório. O foco e a concentração também fazem parte dessa luta milenar.
  • Jiu-Jitsu: O objetivo é a imobilidade do adversário o jogando no chão, então há maior exigência da força nos braços e pernas.
  • Taekwondo: As pernas e o abdômen trabalham juntas e são as mais usadas por essa luta. Além dos benefícios óbvios, temos o aumento na flexibilidade, equilíbrio, força e velocidade.
  • Krav Magá: Uma luta que está se tornando popular, pois são técnicas de autodefesa. A luta nasceu em Israel e é usada pelo exército de lá. A luta exige força e agilidade, além de aliviar o estresse e contém ótimos exercícios respiratórios. Pode-se perder até 1.000 calorias por aula.

Dica: Quem busca o emagrecimento, tem que ter consciência que emagrecer deixa o corpo flácido, por conta da pele que sobra. Para ficar tonificado, sempre coma gelatina, pelo menos uma vez ao dia. A resposta para a pergunta “como emagrecer homem” não é sempre só ligada a exercícios físicos.

Coma bastante, em poucas quantidades e pense bem no que você vai comer, pois tanto esforço e dedicação não pode ser jogado ao vento com uma barra de chocolate, porém, o mais importante é que seja de maneira saudável. Procure um nutricionista ou um endócrino e veja qual esporte ou atividade física que se encaixa com você, dentro do resultado que você busca.

Lembre-se sempre de trabalhar o mindset, que é a parte mais difícil do processo. Ter confiança, segurança e autoestima elevada não é fácil, mas é possível.

Descobriu o que fazer para emagrecer? Agora você está preparado para conhecer a minha jornada, estrada pela qual passei…

Vale a pena conferir! 😉


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