O número de homens que desejam um corpo definido e saudável aumentou, consideravelmente, nos últimos anos. Isso é notório quando se observa a grande procura pelas academias tradicionais ou especializadas, como essa nova onda do CrossFit.

Conquistar um corpo sarado com um abdômen definido é a meta de muitos homens. Além da estética atraente, a definição dos músculos com exercícios físicos traz um benefício para a saúde. A diminuição das medidas nessa região do corpo, principalmente na cintura, reduz os riscos de doenças cardíacas e diabetes.

Assim, exercícios abdominais são muito necessários quando se quer atingir um abdômen trincado. Como essa região do corpo é composta por diversos músculos, é importante fazer diferentes atividades para ativar todos eles e torná-los eficientes exercícios para secar a barriga.

É importante sempre frisar que um abdômen definido não se faz só de um treino abdominal bem feito. Um treino para abdômen com bom resultado é acompanhado sempre de uma alimentação balanceada.

Um dos líquidos mais importantes para existência humana, a água, tem um papel muito importante também na eliminação de gorduras, inclusive na definição do abdômen masculino. Outros alimentos também podem ajudar nessa mudança alimentar para equilibrar a alimentação e os exercícios, como o salmão, abacaxi e o pão integral.

Melhores exercícios para abdômen

Para facilitar a vida dos homens que querem uma barriga de capa de revista, segue uma lista com exercícios para abdômen. Cada um atinge de maneira mais eficiente um músculo. Se combinados, cada exercício abdominal pode mostrar um resultado fantástico.

Quer ter um abdomen trincado? Escolha o grupo de exercícios abaixo que mais lhe agradam e mãos a obra!

Exercício Abdominal bicicleta

A bicicleta é um dos exercícios abdominais mais eficientes para os homens. Deitado de costas, o rapaz deve fazer o movimento de pedal no ar, elevando um ombro como se tentasse tocar o joelho contrário. Os cotovelos devem ser mantidos para trás e a parte inferior das costas encostadas no chão. Esse exercício tem por função atingir os músculos superior e inferior, tanto oblíquos laterais como as costas.

Exercício Abdominal clássico

Deitado com os joelhos dobrados e os pés apoiando o chão, o homem deve colocar as mãos na cabeça, com os cotovelos para fora. Com as costas para o chão, deve-se levantar a parte superior do corpo o máximo que conseguir, segurando essa posição por um tempo antes da repetição.

Exercício Abdominal com as pernas elevadas

Para fazer esse exercício, o rapaz deve deitar com a lombar no chão, bem apoiada. Depois, estender as pernas para cima, cruzando os joelhos e com uma flexão leve. Contrair o abdômen, levando o tronco em direção aos joelhos. O queixo deve se manter longe do peito. Com esse abdominal, a carga imposta é maior, já que os pés não dividem o peso com o abdômen.

Exercício Abdominal na bola suíça

Para fazer esse abdominal – que necessita de uma bola especial para práticas esportivas, já que outras não são tão resistentes –, deve-se deitar em cima da bola suíça, mantendo as pernas em um ângulo de 90º e os pés apoiados no chão. O rapaz precisa levantar o tronco até a barriga começar a queimar. Esse exercício não ativa tanto o músculo da perna chamado reto femoral, assim, força mais os músculos da barriga a trabalharem.

Exercício Abdominal com braço estendido

Trabalhando o músculo peitoral e grande dorsal, o exercício pede que se estiquem os braços sobre a cabeça e realize uma flexão de tronco, tipo abdominal tradicional. Esse exercício é muito eficiente por colocar um peso contrário à flexão do tronco. Dessa maneira, é necessária uma carga de força maior no abdômen, dificultando o exercício e o potencializando.

Exercício Prancha/Ponte Abdominal (famoso para quem busca ter o abdômen trincado)

Apoiando as pontas dos pés e os antebraços, o rapaz assume a posição de uma prancha no chão e deve manter-se por alguns segundos na posição para forçar o abdômen. Pra quem deseja definir o abdômen, não só perder medidas, esse exercício é muito aconselhado. Já que para manter a coluna e o quadril estáveis, é preciso fazer mais força na barriga.

 

Exercício Abdominal clássico revertido

Focando nos músculos inferiores do abdômen, que são mais difíceis de tornear, esse exercício abdominal deve ser feito mantendo os braços ao lado do corpo e as mãos voltadas para baixo. Com a força no abdômen, levantar as pernas de uma maneira que traga os joelhos diretamente para cima dos quadris. Com mais força, o rapaz levanta os quadris, com os joelhos seguindo em direção ao seu rosto.

Exercício Abdominal com elevação do quadril

Indicado para fortalecer a parte inferior do abdômen, esse exercício é feito de maneira bem parecida com o abdominal com as pernas pra cima. Porém, o movimento deve ser curto e rápido, apoiando as pernas depois das subidas no chão.

Exercício Abdominal corta madeira

Nesse treino abdominal, o rapaz deve pegar um objeto que se assemelhe a um haltere e ajoelhar-se em um joelho com o pé contrário voltado para frente. Usando as mãos, é preciso levantar o peso por cima do ombro e, sem girar o tronco, abaixar para frente do quadril.

Abdominal por rotações

O abdominal em rotações é feito segurando um objeto que se assemelhe a um haltere, sentado, inclinando para trás e envolvendo o abdômen, com os joelhos dobrados. Com os calcanhares no chão, o peso deve ser segurado perto do corpo e o tronco deve girar para um lado e depois pro outro, com o abdômen contraído.

Exercício Abdominal Frankenstein

Com os pés abertos na largura do quadril e com os braços soltos, contrair o abdômen e levantar um joelho na direção do tórax. Com ele levantado, tentar cruzá-lo sobre a outra perna. Sem girar o quadril, trazê-lo para trás, abrindo o quadril do joelho levantado. Esse exercício deve ser feito de pé.

Com a combinação de alguns desses exercícios, é possível formar um treino para abdômen masculino que proporcione aos homens um corpo definido e saudável. E que ative todos os músculos que formam essa região do corpo que é uma das que mais preocupam os rapazes. É possível ter um abdômen como os exibidos nas revistas com exercícios simples e que podem ser feito em casa em poucos minutos. Quer aprender mais? Clique abaixo:

Boa sorte!


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