Homens também se preocupam com a aparência e têm se cuidado cada vez mais. Para se sentir bem consigo mesmo, nada como ter um corpo saudável e bonito, não é mesmo? A hipertrofia masculina é uma ótima forma de sentir jovem e atraente.

Se você quer ter um corpo bonito que alie saúde e estética, confira tudo o que você precisa saber para alcançar seu objetivo!

O que é a hipertrofia muscular?

A hipertrofia é o ganho de massa muscular que ocorre devido ao processo de recuperação das fibras musculares. Nesse processo, primeiro é preciso causar microlesões na musculatura — por meio da musculação, por exemplo — e quando ocorrer o processo de recuperação dessas microlesões é que ocorrerá de fato a hipertrofia muscular.

Só é possível conquistar a hipertrofia com musculação?

Qualquer tipo de exercício físico resistido pode levar o praticante à hipertrofia, porém a musculação ainda é a maneira mais fácil de conquistar esse crescimento muscular. Exercícios como treinamentos funcionais, pilates e treinamentos suspensos também podem ajudar na hipertrofia.

O que fazer para conquistar a hipertrofia muscular masculina?

Os três passos principais para a conquista de um corpo bonito são: treinar corretamente, se alimentar com qualidade e descansar.

Como a alimentação interfere no processo?

Como a maioria das pessoas sabem, os alimentos são constituídos basicamente por carboidratos, proteínas e gorduras. Cada um deles exerce papel importante na construção dos músculos. Veja a seguir a importância de cada um.

Carboidrato

Nosso organismo possui uma reserva finita de energia chamada glicogênio. No primeiro momento de esforço, a fonte de energia utilizada é o glicogênio e quando ele acaba, a fonte de energia será retirada de proteínas presentes na musculatura, mas se houver retirada energética da musculatura dificilmente haverá hipertrofia.

O carboidrato é o principal fornecedor de energia para o organismo. Por isso, fornecer carboidrato ao organismo antes do treino dará energia extra para a realização dos exercícios e poupará os músculos de fornecer energia para realização das atividades. A ingestão de carboidratos após o treino também é válida, pois restaura os níveis de glicogênio, acelerando a recuperação muscular.

Proteína

A proteína é o principal nutriente reparador, ou seja, tem o poder de reparar e recuperar uma infinidade de tecidos, entre eles a musculatura. Lembre-se de que a musculação é sinônimo de lesão.

Após um treino foram causadas lesões às fibras musculares recrutadas para realização dos exercícios. Sendo assim, ingerir proteínas de alto valor biológico — como as proteínas animais, presentes em carnes, leite e seus derivados — após os treinos e antes de dormir serão de suma importância para recuperar as fibras lesionadas durante o treino e promover hipertrofia.

Gordura

Diferente do que muitas pessoas pensam, as gorduras não são vilãs. Nosso corpo é composto por células e todas as nossas células têm gordura ao seu redor, que chamamos de camada lipídica. Por serem calóricas, as gorduras devem ser ingeridas com moderação, dando preferência para as boas (poli e monoinsaturadas).

Além de estarem presentes em todas as células do nosso corpo, as gorduras atuam no processo de secreção de hormônios, como o GH (hormônio do crescimento), a insulina e o potente hormônio anabólico, a testosterona. Por isso, se você quer atingir a hipertrofia não se prive da ingestão de gordura.

O sono também é importante

É durante o sono que o organismo se restaura, se renova e alguns hormônios (como o GH) são secretados. Uma boa noite de sono é muito importante para a hipertrofia.

Fatores que prejudicam a hipertrofia

  • Treino sem intensidade;
  • Deficit calórico (quem não se alimenta corretamente não faz crescer a musculatura);
  • Muito tempo entre as repetições dos exercícios (pouco estímulo);
  • Frequência de treinamento;
  • Tempo insuficiente de recuperação.

Para que a hipertrofia masculina saudável e satisfatória seja alcançada, profissionais como nutricionista e educador físico são grandes aliados. O primeiro ajustará os nutrientes necessários e o segundo a maneira de praticar os exercícios físicos. Quer mais conteúdo voltado ao universo de esporte e musculação? Basta clicar aqui e cair na leitura.


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