Você passa o dia inteiro malhando e não consegue ganhar massa? Calma! Tem várias coisas que você tem que levar em consieração. Como seu tipo de corpo por exemplo.

Quando o assunto é forma física, é preciso compreender que as pessoas são diferentes. Por mais óbvia que essa informação pareça, ela é um dos segredos para entender por que algumas pessoas ganham massa com mais facilidade do que outras, perdem/ganham peso mais rapidamente, etc.: tudo depende do seu tipo de corpo.

No post de hoje, vamos entender um pouco melhor sobre os tipos de corpos Mesomorfo, Ectomorfo e Endomorfo. Continue lendo e descubra qual é o seu e o que isso te impacta!

 

MesomorfoMesomorfos

Os mesomorfos são aqueles que têm um tipo de corpo atlético, metabolismo acelerado e menos tendência a acumular gorduras que os outros. O tipo de corpo mesomorfo consegue observar resultados mais rapidamente, além de perder peso facilmente.

Os indivíduos com esse biotipo corporal têm cintura estreita, ombros largos e pernas e braços musculosos naturalmente.

Dicas para os mesomorfos

Sâo conhecidos por fazerem pouco esforço, não se preocuparem com a alimentação e possuirem uma forma esbelta. Mas também precisa tomar cuidado. O exercício ideal envolve treinos intensos de até uma hora por dia e são o suficiente para garantir a manutenção da perda de gordura e o ganho de massa muscular.

Em relação à dieta, os mesomorfos podem incluir proteínas, carboidratos complexos e gorduras boas (aquelas vindo do azeite extravirgem e das castanhas). Cinco a seis refeições diárias com intervalos de 2 a 3 horas entre elas é o recomendado para esse biotipo.

 

EndomorfoEndomorfos

Embora esse tipo de corpo masculino apresente facilidade no ganho da massa muscular, os endomorfos têm uma tendência a acumular mais gordura localizada do que os mesomorfos.

Esse é um biotipo corporal mais encorpado, com tendências a apresentar um abdômen mais proeminente e menos definição muscular. Entretanto, a estrutura óssea dos endomorfos é mais forte que a dos mesomorfos e eles têm ossos mais largos.

Dicas para os endomorfos

Os endomorfos têm dificuldade na perda de peso; por isso, suas dietas precisam ser mais regradas e com controle de calorias para que a definição muscular seja alcançada de maneira mais efetiva. Portanto, a perda da gordura deve ser o primeiro objetivo de treino daqueles que têm esse biotipo corporal.

Assim como os mesomorfos, os endomorfos devem fazer de 5 a 6 refeições diárias, com 2 a 3 horas de intervalo entre elas, porém seu consumo de carboidratos deve ser moderado e o de proteína, aumentado.

Os treinos, dependendo dos níveis de gordura corporal, devem ser inicialmente focados nos aeróbicos de alta intensidade. Os treinos de musculação poderão ser iniciados juntamente com os aeróbicos e devem ser intensos, com cargas mais pesadas para a hipertrofia. Porém, a definição só é possível quando os níveis de gordura localizada diminuírem substancialmente.

 

EctomorfoEctomorfos

Ao contrário dos endomorfos, esse biotipo corporal apresenta poucos níveis de armazenamento de gordura e uma resistência maior em ganhar massa muscular. São de aparência magra.

Dicas para os ectomorfos

Os ectomorfos precisam de treinos intensos, por períodos mais longos e com aumento de carga progressivo para conseguirem ganhar massa muscular e aumentar a definição corporal.

Vale lembrar que, embora os treinos para os ectomorfos devam ser pesados, a intensidade deve ser adicionada de forma gradativa para evitar lesões corporais. Paciência é a palavra de ordem para esse tipo de corpo masculino.

Os ectomorfos também precisam adotar uma dieta hipercalórica, porém de qualidade. Além disso, será necessário suplementar com produtos hipercalóricos específicos para esse biotipo corporal.

São necessárias de cinco a seis refeições por dias, com intervalos de duas a três horas entre elas. O ectomorfo deve ingerir grande quantidade de alimentos (carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas) e é imprescindível que não pule refeições ou dias de treinos.

Conhecer os tipos de corpo masculino e como adaptar sua rotina de acordo com eles pode ser muito útil e ajudá-lo a obter os resultados que deseja. Não adianta passar o dia inteiro na academia: é preciso treinar de forma inteligente. E você, conseguiu descobrir por que o seu treino não dava resultados? Tem mais alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários!


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