É fato que gosto não se discute e que estilo cada um tem o seu. Mas também já não é novidade que alguns homens se destacam mais do que outros pelas roupas que vestem. E não é de marca cara que estamos falando, mas da composição de um visual que pode ser simples, mas, ainda assim, marcante.

Hoje vamos falar de uma peça que todo guarda roupa masculino deve ter: a camisa xadrez. Por ser versátil, a blusa xadrez masculina pode ser combinada com vários tipos de calças e bermudas, desde que estejam adequadas às ocasiões.

Além da diversidade de cores, existem camisas xadrez masculina com vários tipos de linhas, desde as mais finas às mais grossas. Com tantas opções, a produção pode exigir um pouco de cuidado. Para não ser brega ou parecer que está indo para uma festa junina, aprenda um pouco mais sobre o assunto, saiba como combinar as peças e fique bem na fita de xadrez!

Túnel do tempo: de onde surgiu a camisa xadrez masculina?

roupa-xadrezModa é história. E no caso das camisas xadrez isso não poderia ser diferente. A estampa surgiu com as antigas tribos Celtas que viviam, em sua maioria, na Escócia. Você se lembra das saias escocesas, os famosos Kilts? Então, elas são predominantemente nas cores vermelho e verde e, é claro, contam com os quadrados com simetria perfeita.

Além da Escócia, a moda também era vista na Bretanha, País de Gales, Irlanda, Iugoslávia e por aí vai. Originalmente, o xadrez era chamado de Tartan, um tecido com sobreposições de listras que, longe de representar um estilo bacana, eram muito usados em guerras.

Por este motivo, durante muito tempo a blusa xadrez esteve associada com a rebeldia. Dá para acreditar que, por causa dessa relação com os rebeldes, a Escócia proibiu de usar o xadrez? Parece loucura, mas esta proibição durou um bom tempo.

Mas, a partir da década de 60, o xadrez se espalhou pelo mundo afora e voltou com tudo! Nos EUA, a estampa era associada aos lenhadores e, já na década de 70, o xadrez mais uma vez entrou para revolucionar o estilo punk. Alguns anos depois, as roupas estampadas com o xadrez, em especial, as camisas, tornaram-se peças indispensáveis em qualquer guarda-roupa.

Como usar camisas xadrez masculina?

Desde os anos 90, o xadrez se tornou um ícone de estilo e, desde então, sempre esteve na moda. Hoje, além da xadrez-bregacamisa xadrez masculina, calças, bermudas e coletes contam com a presença da estampa. Mas, na hora de se produzir, vá com calma! Se não souber usar, você pode acabar parecendo um cantor brega de música sertaneja ou um dançarino de festa junina.

No que refere a cor, tons em vermelho e preto costumam dominar as tendências. Apesar disso, outras cores também podem compor um bom visual.

Quando for comprar a sua camisa, saiba também que existem diversos tipos de xadrez, como o Vichy, que lembra os recortes de uma uma toalha de pic nic, ou o tradicional estilo Buffalo ou lenhador que é caracterizado por quadrados do mesmo tempo, em duas cores.

Fique de olho nas dicas e saiba como usar bem uma blusa xadrez masculina!

Clássico: com a volta do estilo lenhador, as camisas xadrez fechadas até o colarinho estão em alta. Para não errar, você pode apostar em uma blusa com cores mais básicas, como o vermelho, verde ou azul e preto, por exemplo, e combiná-la com uma calça mais neutra.

Outra dica é deixar os dois últimos botões da camisa abertos.

Descontraído: Se você quer um ar mais despojado ao visual, não há nada de errado em usar uma camisa xadrez aberta (com outra blusa por baixo, é óbvio!). Usá-la com uma bermuda e um sapatênis, por exemplo, é uma ótima combinação.

Formal: um blazer mais escuro, ou com tom mais neutro, cai muito bem com uma camisa xadrez por baixo. Neste caso, combine o visual com uma calça jeans mais arrumadinha e tenha atenção aos sapatos. Calçados sociais não combinam com xadrez!

Sobreposições: apesar de não ser muito comum por aqui, montar sobreposições também fica interessante. Para o inverno, você pode sobrepor uma camisa xadrez aberta com uma jaqueta por cima, ou então uma camisa fechada com um suéter ou cardigan.

Além das dicas de como e onde usar uma camisa xadrez, confira mais opções de moda masculina nos posts: Como as mulheres gostariam que você se vestisse , Camisa Social Masculina e Roupas Masculinas Estilosas.

Onde usar uma camisa xadrez masculina?

Não existe uma regra geral que diz onde uma camisa xadrez masculina pode ou não ser usada. Por ser uma peça versátil, ela pode ser apresentada em diferentes ocasiões.

Mas, como tudo na vida, o uso da roupa também requer bom senso. Em cerimônias mais formais, como um casamento, por exemplo, a camisa xadrez pode não ser uma das melhores opções, não é mesmo?

Camisa Xadrez Masculina

A dica está em saber como montar uma produção bacana, seja puxada para a casualidade ou com um toque mais ajeitadão.

Se você curte um estilo mais ousado, tocas, cortes de cabelo e barbas mais espessas podem trazer ainda mais originalidade ao “conjunto visual”. Descubra o que mais combina com o seu estilo e aproveite!

Dicas bônus de camisas xadrez masculina!

– Nunca combine xadrez com xadrez. Se uma peça é xadrez, necessariamente a outra peça deve ser lisa.

– A altura da camisa não pode ultrapassar o final do zíper da peça de baixo.

– Se a camisa xadrez for de manga longa, jamais deixe-a com os botões fechados até o final. Isso é brega e você não está numa festa caipira. Dobre um pouquinho a manga ou, se estiver mais frio, invista em sobreposições.

– Já ficou claro que bermuda e short são permitidos. Mas cuidado! Os calçados podem desmoronar a sua produção. De forma resumida, lembre-se do seguinte: esqueça o sapato social e prefira calçar tênis casual ou sapatênis.

– Acessórios certos fazem toda a diferença. Cintos preto e um relógio bacana fazem com que a camisa xadrez suba de nível.

Aprendeu como usar blusa xadrez masculina? Comente com a sua opinião e seu look preferido!

Quer se tornar referência em moda enter seus amigos? Veja como aqui!


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: