Considerada uma peça coringa no vestuário masculino, as camisas gola polo nunca saem de moda.

A polo masculina é mais formal que as camisetas comuns, mas não tão formal quanto as blusas sociais, por exemplo. Por dar aos homens várias opções de se vestirem tanto de maneira casual como de forma elegante, as camisas polo masculino foram feitas para se ajustarem ao corpo proporcionando o máximo de conforto.

Em linhas gerais, a camisa polo masculina tradicional é caracterizada por um ajuste mais fino, mangas mais justas, uma gola solta e um decote cortado de forma vertical, com ou sem botões, até a região do peito.

Mas, por serem tão comuns e usadas por homens dos mais variados estilos, muitas vezes é nessa facilidade de uso que mora o problema. Por serem leigos no assunto, alguns caras que não se dão muito bem com a moda podem beirar a cafonice extrema.

Mas não se preocupe! A seguir, conheça a origem das camisas gola polo e dicas de como usá-la sem perder o estilo. Fique de olho e aprenda!

Gola polo: como tudo começou

A história das camisas gola polo tem seu início no ano de 1926, com o tenista René Lacoste.

Pode parecer uma ideia absurda hoje em dia, mas, naquela época, os tenistas jogavam com camisas de mangas compridas e gravatas. Dá para acreditar? Para se destacar dos demais e mostrar que realmente era bom de jogo, Lacoste apostou em um modelo diferente que logo fez a cabeça de muitos homens.

Bom, a partir de tamanho sucesso, o tenista e um de seus amigos franceses, chamado André Gilier, decidiram apostar na nova tendência e a comercializar suas camisas polo masculinas. Não é preciso dizer que a moda se espalhou muito rápido não é? Partindo da mesma ideias, diversas marcas passaram a copiar o modelo e a também criar outros tipos.

Desde então, as camisas gola polo tornaram-se indispensáveis no guarda-roupa dos homens. Mas não se engane! Nem toda camisa polo Tommy é de boa qualidade ou irá se encaixar perfeitamente para você.

Como escolher camisetas polo ideal?

Já ficou claro que a polo masculina foi criada, primeiramente, para trazer conforto e estilo. Apesar disso, este tipo de camisa não foi projetado para ser muito solto, mas, também, não deve ser usado de forma muito apertada.

Como já foi falado em outros posts do blog, o ideal é saber o seu tamanho. A partir disso, a escolha de qualquer roupa fica bem mais fácil.

No que se refere às camisas polo masculina, a costura da manga deverá estar sobre o canto do osso do ombro. A abertura da manga também não deve ser apertada ou larga demais, mas deverá deixar espaço suficiente para o movimento natural dos braços. Outra dica é que o tronco da camisa não deve se afastar do corpo mais do que três a quatro centímetros quando for a blusa for vestida.

Sobre o melhor tipo de tecido para camisetas polo, prefira camisas feitas com malha Piquet PA. Ela possui cerca de 50% de algodão e 50% de poliéster, garantindo maior durabilidade do que os tecidos feitos com algodão.

Se você gosta de camisas polo e quer comprar uma bonita e de qualidade, conheça a marca Sérgio K. Outra opção reconhecida no mercado é a camisa polo Tommy Hilfiger.

camisas gola polo, camisetas polo, camisas polo masculina, camisa polo tommy

Polo masculina: saiba como usar camisetas polo

Agora sim! Vamos para a parte que todos esperam. Como já dito nos posts Como as mulheres gostariam que você se vestisse ou ainda Os 4 maiores erros que os homens cometem na escolha da roupa a primeira impressão é fundamental, mas, muitas vezes, os homens não tem o mesmo tato para se vestir do que as mulheres.

Para te ajudar a nunca mais errar na escolha de como combinar a polo masculina com outras peças, selecionamos dez dicas para você. Confira!

  • Para não perder o time, prefira blusas mais básicas e atemporais, para que você possa usá-las sempre e em qualquer padrão de estilo.
  • Repito: camisa larga demais fica feio e pode dar a impressão de um visual desleixado. Da mesma forma, blusa apertada demais fica muito “sertanejo”, além de poder denunciar, em alguns casos, resquícios de quilinhos a mais.
  • Falando em quilinhos extras, esta é uma dica de ouro! Se você estiver gordinho, ou com uma barriguinha saliente, tente evitar camisa polo com listras horizontais, pois elas só vão aumentar a sensação de que você está mais gordinho do realmente é.
  • Fuja de camisas muito estampadas ou cheias de detalhes. Elas te fazem enjoar do modelo rapidamente e você, que pagou um preço camarada na peça, em menos de dois meses já não consegue mais olhar para a camisa. Ou seja: dinheiro jogado fora!
  • Ao contrário de outras camisas masculinas, a polo tem um estilo mais clássico e, por isso, colares, pulseiras e outros acessórios não combinam muito com a blusa. Apesar disso, um dos únicos acessórios permitidos e que ainda incrementa o visual é o relógio.
  • Uma opção legal é a sobreposição de peças. Suéter, cardigan ou até mesmo um casaco mais pesado por cima da polo funcionam bem. Em alguns casos, o blazer também pode combinar, mas prefira o uso dele com uma camisa social ou xadrez.
  • Nunca use uma camisa polo Tommy com uma calça social. Jamais! Dê sempre preferência para o bom e velho jeans. E não se esqueça: se a polo é clara, use uma calça mais escura e vice-versa. Branco com branco está proibido.
  • Se for combinar com bermudas, prefira aquelas mais curtas, com o comprimento no máximo até os joelhos e, de preferência, com um tecido mais fino. Camisas polo com aquelas bermudas cargo, que são cheias de bolsos, não fica legal. A mistura resulta numa combinação que não se define.
  • Outra vantagem da polo masculina é que ela é bem flexível quanto à variedade de calçados. Tênis mais descolados, sapatênis e sapatos combinam com a peça. Se quiser um visual mais verão, até chinelos podem ser usados. Apenas evite tênis esportivo, de corrida e prática de exercícios.
  • Polos coloridas também per usadas tranquilamente. Elas ajudam a compor um visual mais aberto, alegre e divertido. Por isso, prefira usá-las durante o dia ou em ocasiões mais simples.

Agora que você já sabe tudo sobre camisas gola polo, é só escolher a que mais tem a sua cara e fazer estilo! Comente com a sua opinião e não deixe de compartilhar com os seus amigos.

Boa sorte!


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: