O short masculino é uma peça quase obrigatória para o verão e para ocasiões mais informais. Seja para passeios descontraídos, para curtir a praia ou aproveitar um churrasco com os amigos, o fato é que usar shorts masculino requer cuidado. Afinal, alguns erros podem te deixar com um visual muito cafona.

Ao contrário das bermudas jeans, geralmente mais pesadas, largas e compridas, os shorts masculinos costumam ser mais leves, versáteis e um pouco mais curtos. Com uma crescente variedade de cores e se combinados ao visual do jeito certo, a roupa pode transmitir sofisticação sem perder o ar jovial da produção.

Apesar disso (e por conta disso), muitos homens não se apegam aos detalhes na hora de se vestir e acabam criando uma produção extremamente brega e inadequada às situações. Atualmente, existem diversos modelos de shorts masculinos no mercado, alguns mais justos ou coloridos do que outros.

Para que você não caia nas armadilhas da cafonice, confira a seguir dicas de como usar shorts masculino e como montar um visual estiloso.

Como escolher um short masculino?

Antes de comprar uma bermuda masculina é preciso que você realmente goste deste tipo de roupa. Afinal, de nada irá adiantar usar o último modelo da moda se você não se sentir confortável com a peça.

Se você já gosta, é hora de aprender algumas dicas e não errar nunca mais no shorts da moda!

  • Primeira dica: o segredo para usar o short masculino está em saber escolher o tamanho certo para você. O ideal é usar shorts que vão de dois dedos para cima do joelho a dois dedos pra baixo. Além disso, vale prestar atenção especial à sua altura.
  • Segunda dica: se você for mais alto, é melhor escolher um modelo de short que fique na linha do joelho ou um pouco mais para baixo. Mas, se você tiver um tamanho mais baixo ou mediano, o ideal é apostar em um short acima do joelho, pois isso dará a impressão de que suas pernas são mais alongadas.
  • Terceira dica: esteja atento ao ajuste do short no seu corpo. Peças justas e curtas demais são péssimas escolhas. Da mesma forma, shorts ou bermudas muito largas passam a impressão de desleixo total.
  • Quarta dica: Se o shorts for de uma coloração básica, utilize um cinto para incrementar o visual
  • Quinta dica: Via de regra, se o shorts tem muita estampa, a camiseta deve ser lisa e vice-versa

Com essas dicas simples e um pouco de bom senso, você poderá criar visuais muito estilosos com a bermuda masculina. Independentemente se ele for liso ou estampado, básico ou colorido, aposte sempre no bom senso. Se ficar muito na dúvida, escolha logo uma peça mais básica que não terá erro!

Como usar shorts masculinos?

Agora que você já sabe como escolher um short masculino, você saberá também como combinar os diferentes tipos com camisas e calçados. Mas, antes disso, vamos relembrar alguns tópicos. Não se esqueça que:

  • Um shorts da moda ou bermuda jeans longa demais encurta as pernas e prejudica qualquer tipo físico, seja alto, baixo, gordo ou magro;
  • Outro ponto negativo de peças muito compridas é a sensação de abafamento. Ou seja, quanto mais longo a peça, mais calor você irá passar. É claro que um short ou bermuda não é tão quente quanto uma calça, mas, certamente, ele poderá ser bem mais leve e confortável;
  • Como já dito anteriormente, o comprimento exagerado também faz com que você pareça desleixado e mal arrumado.

Já deu para entender, certo? Diferentemente dos anos 90, época em que a bermuda masculina ou shorts necessariamente tinha que cobrir os joelhos, prejudicando a silhueta, na última década a moda ficou mais ousada e trouxe a intenção de valorizar a silhueta e pernas masculinas.

Shorts Masculino - Detalhes vão diferenciar você de brega a estiloso

Agora, vamos às dicas de produção!

  • Shorts da moda e calçados: por ser uma peça muito versátil e casual, você pode usar com um short masculino diversos tipos de calçados. Entre eles, um modelo Alpargata, Slip On, tênis tipo cano baixo ou médio, Dockside, botas (dependendo do modelo do short), entre outras opções. Apesar da variedade, você deverá estar atento também ao tipo de ocasião para escolher a melhor opção.
  • Camisas e camisetas: se for mais de uma cor mais neutra, o short masculino pode ficar bem com camisas xadrez, camisas coloridas com gola V, blusas estampadas, entre outras. Da mesma forma, se você for usar um short estampado, prefira uma blusa mais neutra. Camisetas ficam melhor com estilos praianos ou para a prática de esportes.
  • Shorts de tecido poliéster ou sintéticos: os shorts ou bermudas masculinas de poliéster ou feitos com outros tecidos sintéticos são os mais recomendados para praticar esportes ou ir para a academia. APENAS PARA ESSAS SITUAÇÕES. Usar esse tipo de peça para sair fica brega e horroroso, sem mais.
  • Shorts camuflados: apesar de já terem saído de moda há algum tempo, a estampa camuflada pode resultar em boas combinações. Se for o seu estilo, prefira combinar com camisas mais básicas, sem muita estampa ou mais monocromática.
  • Estampas étnicas: quem gosta de uma produção mais ousada pode optar por uma estampa diferente e ainda mesclar com as cores da camisa. Se for o seu caso, lembre-se que o segredo é procurar estampas que tenham pelo menos uma cor em comum com a parte de cima e vice-versa.
  • Shorts jeans: esse tipo de peça é muito mais informal. Por isso, use-a em situações mais íntimas, como um churrasco em casa. Para sair (também para lugares mais casuais), você pode combiná-lo com camiseta, tênis ou um sapato mais descontraído. Homens com perna grossa e quadril podem não ficar muito bem com o short jeans, combinando mais com bermuda jeans.
  • “Short” improvisado: NUNCA tente improvisar um short de última hora cortando sua calça jeans. A ideia é ridícula, mas, ainda assim, muitos homens teimam em fazer isso. Além de feio, a peça fica desproporcional com as medidas e corre o risco de ficar desfiando, o que é absolutamente brega.

São infinitas as possibilidades de criar um estilo bacana com um shorts masculino. Por isso, experimente alguns modelos e não tente criar novas produções. Não deixe de lado o bom senso e coloque em prática as dicas que você aprendeu!

Dica: Quer virar um expert em moda? Acesse aqui!

Comente com a sua opinião e compartilhe com seus amigos!


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: