A cerveja é uma das bebidas mais populares de todos os tempos. Mas, sua fórmula de preparação mudou conforme o tempo. No Egito, já se consumia a fórmula, no entanto, era algo totalmente diferente dos dias atuais.

Aos egípcios, a bebida era servida quente e era extremamente amarga, a época era associada ao status social de cada habitante do país. Há relatos que a cerveja era também considerada como uma forma de pagamento aos trabalhadores e escravos.

Quando os escravos tinham a oportunidade de experimentar a cerveja, o momento era celebrado, pois não era todo dia que isso podia ocorrer.

Foi também no Egito que o termo “Cervejeiro” tornou-se uma nomenclatura para quem a prepara, hieróglifos foram descobertos com esse significado.

Além do mais, os médicos também a indicam como remédio.

O tempo passou e outros países, como Roma e Inglaterra, aperfeiçoaram a receita. Mas foi na Alemanha que as fórmulas mais famosas deram o tom para a cerveja que conhecemos atualmente.

Hoje em dia, existe uma variedade de sabores e texturas da bebida disponíveis nos mais variados mercados. Uma boa notícia para os apreciadores.

Mas a grana está curta e todos nós sabemos que apostar em uma cerveja diferente está muito cara e você quer dar festa e surpreender.

Você está pensando em reunir os amigos e parentes e quer fazer algo diferente para que todos possam aproveitar a ocasião. Dica, por que não apostar em uma degustação de cerveja caseira? Com um hamburguer caseiro, será perfeito.

Cerveja feita em casa é possível. E dá para agradar a todos os visitantes com essa novidade, afinal, não é todo dia que vemos alguém preparar essa bebida em casa. Porém, como fazer cerveja em casa?

Muitos dos fãs de cervejas têm apostado em preparar a bebida em suas próprias residências. Aliás, a moda tem sido adotada por várias pessoas. Saborear algo caseiro sempre é mais gostoso do que sempre depender de produtos industrializados.

Também é legal pensar que quebrar o gelo de vez em quando, buscando algo diferente para distrair as pessoas que você mais gosta em sua convivência social.

Não é um bicho de sete cabeças preparar sua bebida. Vejamos passo a passo como fazer cerveja em ambiente caseiro e mostrar seus dotes culinários aos amigos.

Componentes necessários na fabricação de cerveja

– 2 panelas de 32 litros com torneira;

– Fogão;

– Termômetro;

– Moinho para moer cereais;

– Forma para pizza;

– Baldes de PVC;

– Balança;

– Válvula Airock;

– Mangueira para encher garrafa

Como fazer cerveja facilmente

Comece com os ingredientes: malte, lúpulo e fermento. Estes são vendidos em sites especializados na bebida.  Após isso, você deverá pesar os diferentes tipos de malte e logo após jogue no moedor.

Triture até quebrar a casca.

Aqueça então 20 litros de água e com o auxílio de um termômetro meça a temperatura do líquido, que deve estar entre 60 e 70 graus. Misture então o malte já moído.

Mas, atenção, nunca deixe a água passar dos 70 graus, pois a receita não dará certo, uma vez que exige uma combinação de enzimas existentes na água e estas não dão liga ao malte se passarem da temperatura ideal.

Após esse processo deixe a mistura de molho. O repouso deverá ser de exatamente uma hora.

Acenda o fogo e deixe a água misturada subir até os 78 graus. Abra então a torneira disponível na panela e jogue na forma de pizza, essa deve ter um fundo falso para escorrer o líquido. Depois de tudo isso transfira o líquido novamente a panela.

Ferva novamente a bebida na panela por 5 minutos. Acrescente o lúpus à receita.  Neste momento, o lúpus de aroma também deverá ser colocado.

Coloque a panela em uma bacia com água e gelo. E com uma colher de pau, mexa a água em sentido anti-horário.

Transfira o conteúdo da panela para o balde de PVC.  Coloque o fermento, finalmente feche o balde com a tampa de airock e deixe em repouso por 7 a 10 dias.

Processo final: coloque a cerveja, use uma peneira para retirar os resíduos do líquido em uma garrafa. Ferva com 100 g de açúcar e 110 ml de água e misture com o conteúdo que estava na panela já dentro da garrafa.

Deixe descansar por 10 dias, depois é só gelar e beber. Essa é a melhor parte do processo de como fazer cerveja em casa.

Como fazer cerveja em casa

Você viu que não é complicado fazer a cerveja, já dá pra ensaiá-la e tentar fazer. É claro que a primeira vez poderá não ser a melhor, mas depois verá que aperfeiçoamentos virão.

Mas, voltando à receita caseira, hoje em dia passamos a dar mais valor a receitas artesanais. E o que podemos tirar de bom em tudo isso? Negócios.

Sim, esta é uma ótima oportunidade para empreender com sua fabricação de cerveja. Estamos em uma era que todo mundo busca algo mais natural e caseiro.

Resumindo: o diferente passou a ocupar espaço na mente dos consumidores. Quando falamos de uma bebida feita em casa sem a presença do setor industrial que há anos produz a mesma fórmula de cerveja, o público tende a olhar com outros olhos.

Investir em um negócio de cerveja artesanal como esse pode ser uma boa aposta. Com o tempo, você poderá comprar os equipamentos necessários para ampliar a receita original e vender. Só na internet, encontramos diversas marcas que estão com essa novidade de como fazer cerveja em casa.

É um investimento certo.  Com as ferramentas essenciais da web poderemos abusar em divulgações e assim mostrar o diferencial de nossa fabricação de cerveja.

O site ComoFazerCerveja disponibiliza vários dos ingredientes para que você possa fazer diversas misturas para que novas combinações de sabores venham a surgir.

A página há algum tempo tem focado em pessoas que passaram a preparar a bebida em âmbito residencial, isso tudo devido à popularidade de se preparar a cerveja em casa.

Então, todos nós já sabemos, na próxima vez que pensarmos em surpreender nossos amigos, vamos de cerveja artesanal. Será chamativo e não cairá naquela mesmice de sempre com aquelas cervejas compradas nos mercados e que em todas as festas estão ali.

Precisamos apostar em novos sabores, novas fórmulas, enfim, mergulhar em novas sensações ao sentir o gosto de nossa bebida favorita. Vale então a aposta em um novo sentido de sentar a mesa e saborear uma cerveja com quem você mais gosta ou admira.

Viu como fazer cerveja artesanal? Mãos à obra!

Se gostou, compatilhe no Facebook com seus amigos!


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: