Uma espécie de carne moída, temperada com condimentos e moldada de forma circular para depois ser frita ou assada, acompanhando pão ou apenas uma batata frita. Parece familiar a descrição?

Pois é, estamos falando dos deliciosos e irresistíveis hambúrgueres, que tem registro da sua primeira fabricação como é feito hoje em dia, no final do século XIX e começo do século XX. Um disco de carne macio e suculento, grelhado, assado, chapeado ou frito, geralmente servido entre duas fatias de pão fofo.

Paul Freedman no livro A História do Sabor, relata que o primeiro cardápio com o nome “bife de hambúrguer” foi o do restaurante Delmonico’s, em 1836, nos Estados Unidos, considerado um dos pratos mais caros da casa.

A partir dai surgiram as primeiras  redes de lanchonetes de hambúrguer  até a revolução das empresas alimentícias Burger King e Mc Donald’s, o sanduíche de hambúrguer consolidou-se como uma invenção americana que conquistou o paladar do mundo todo.

Afinal, quem nunca comeu aquele sanduíche com 120g de hambúrguer na correria do almoço ou na volta da balada?  Praticamente todo mundo já teve esta experiência.

Mas agora pense um pouco! E se você mesmo fizesse seus próprios hambúrgueres em casa? Isso mesmo, fazer hambúrguer caseiro!

Mas como fazer hambúrguer caseiro? É simples e iremos agora mostrar pra você esta deliciosa receita de hambúrguer caseiro.

Como fazer Hambúrguer Caseiro:

Agora vamos mostrar a receita de como preparar aquele delicioso hambúrguer caseiro, ensinando dicas importantes para o preparo, que vão desde a escolha da carne, montagem até o preparo, dividido nas seguintes etapas:

1. Primeiro: Escolha da Carne

Use carnes de qualidade e de preferência compradas em açougues ao invés de supermercados, já que no açougue você consegue escolher as carnes que deseja.

Além disso, é recomendável que você use pelo menos dois tipos de carne e uma dica pra estes tipos são: fraldinha, patinho e colchão duro. De preferência use pelo menos 20% de gordura na confecção do hambúrguer caseiro.

Dica: Ao comprar as carnes solicite ao açougueiro para que limpe a carne, pese a gordura e a carne em separado. Desta forma, você não corre o risco de errar nas proporções.

2.  Segundo: Preparar a Carne

As carnes devem ser cortadas em formato de cubos e misturadas antes que sejam moídas. Para que as carnes garantam uma textura ideal é recomendado moer duas vezes (se o açougueiro não quiser moer, faça em um liquidificador com muito cuidado).

Após moer a carne é necessário que se porcione com 120g (são os hambúrgueres mais finos) ou 180g (hambúrgueres mais altos). Caso não tem em casa uma daquelas balanças caseiras, meça com a mão mesmo.

Dica: Para que a receita do hambúrguer saia divinamente bem, jogue as bolinhas feitas de uma mão para outra por pelo menos umas 10 vezes. Isso fará bater o hambúrguer, tornando-o mais consistente.

como fazer hamburguer caseiro

3. Terceiro: Moldando o Hambúrguer Caseiro

Esta é a hora da receita em que os hambúrgueres irão ganhar aquele formato tradicional arredondado que conhecemos. Para realizar este terceiro passo, utilize aquela tigela ou panela menor que costuma fritar ovos, de forma a apertar a carne com uma colher até que todo o espaço do recipiente seja ocupado.

Caso não tenha uma forma, você pode fazer uma bola e achata-la com algo que tenha a superfície lisa como um prato por exemplo.

Dica: O hambúrguer deve ser apertado no centro com uma colher para que não inche quando for ao fogo. O tempero deixe pra colocar no momento de grelhar.

como-fazer-hambuerger-caseiro-forma

 

4. Quarto: O tempero

Aqui está um grande segredo da arte de fazer hamburger caseiro.

A maioria dos especialistas afirmar que para temperar um Hamburguer usa-se apenas sal no momento de fritas (ou assar). Porém, a àqueles que afirmar que é interessante misturar junto a carne moída creme de cebola, cebola ou outro tempero a gosto.

Nós recomendamos que você faça o teste e descubra o tempero perfeito … sempre utilizando um toque de personalidade seu para que o hambúrguer seja único!

como-fazer-hambuger-caseiro-fogo2

5. Quinto: Levando o Hambúrguer ao Fogo

Utilize uma panela de teflon preferencialmente e pré-aqueça esta em fogo médio pra alto pro aproximadamente 5 minutos. Após colocar o hambúrguer, jogue sal por cima.

Outro grande método que recomendamos é assar o hambúrguer na churrasqueira pois além de evitar sujeiras, o sabor fica totalmente diferente (e muito gostoso)!

Dica: Para quem gosta de carne mal passada, deixe o hambúrguer no fogo por aproximadamente 1min30s de cada lado. Se preferir ao ponto, em média 2min30s e bem passado de 4 a 5 minutos.

Hambúrguer caseiro pronto. E agora?

Hora de montar o seu hambúrguer!

O visual do seu prato é algo muito importante e que você deve prestar atenção com carinho (lembre-se que as pessoas “comem com os olhos” também).

Portanto, se decidir fazer o Hambúrguer tradicional no pão, lembre-se de encomendar antes pães bem saborosos e não muito “massudos”. Veja abaixo algumas sugestões de recheio que combinam.

Caso opte por servir o hambúrguer no prato, você também tem que pensar na disposição do prato e nos acompanhamentos que virão.

hambúrguer caseiro no prato

Acompanhamento do hambúrguer caseiro (pão ou prato):

A grande mensagem aqui é: Use sua imaginação!

Porém algumas dicas são:

  • Queijo Prato
  • Bacon em fatias (dica é frita-los no microondas com um papel toalha embaixo para ficar bem sequinho)
  • Tomate/Alface
  • Pepino ou Picles em fatias
  • Cogumelos em fatias
  • Cogumelos secos (funghi secchi) ou frescos picados;
  • Maionese caseira

E claro, não pode faltar a boa e velha batata frita!

Outras opções para temperar o seu Hambúrguer caseiro:

Você também pode misturar com a carne moída antes de moldar o hambúrguer:

  • Cheiro verde, manjericão ou outra erva fresca picada que você achar que combine;
  • Alho picado(como a cebola, bem picadinho);
  • Shoyu(cuidado com a quantidade de sal, se for usar shoyu);
  • Molho inglês;
  • Barbecue, mostardaou outro molho que gostar;
  • Tabasco ou outro molho de pimenta(cuidado com a quantidade!);
  • Queijo picado ou ralado, como cheddar, parmesão, gorgonzola(não use muito, meia xícara deve estar bom);
  • Bacon picado(bacon faz mal, mas de ser gostoso ele entende);
  • Calabresa picada ou pepperoni;
  • Temperos para carne em pó (já usei aquele “Meu Bife” e “Creme de cebola”e gostei);
  • Sopa de cebola(em pó);

Agora que você já conhece a receita, mão a obra! Tenho certeza de que você irá surpreender a todos com sua maravilhosa receita de hambúrguer caseiro!

Conhece alguma dica que não citamos aqui? Comente abaixo!


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: