Brasileiro gosta de cerveja ipa, pilsen e qualquer outra, e isto todo mundo já sabe, sendo que basta olhar para os botequins e bares espalhados por todo o Brasil para ver a grande quantidade de pessoas que saboreia a bebida feita de cevada.

No entanto, nos últimos tempos, tem crescido o interesse por diferentes tipos de cerveja, com especial destaque para as cervejas artesanais, que cresceram dentro do mercado brasileiro.

Os diferentes tipos de cerveja que são oferecidos no mercado brasileiro atualmente apontam para a necessidade que toda pessoa que aprecia a bebida tem nos dias de hoje: conhecer os principais e saber diferenciá-los, sabendo também quais deles se adaptam melhor ao seu paladar.

Vamos conhecer os principais tipos de cerveja nas próximas linhas, com especial atenção aos seguintes: cerveja ipa, cerveja lager, cerveja preta, cerveja pilsen, cerveja stout, cerveja de trigo, cerveja pale ale e cerveja Weiss.

Qual desses tipos você deve pedir e quais com certeza não irá gostar!

Os tipos que você deve conhecer

Primeiramente, antes de entender os tipos de cerveja, você precisa entender que há uma diferença importante entre estilos de cerveja e entre tipos de cerveja, e isto pode ajudar muito no seu conhecimento.

Dentre os estilos de cerveja, nós podemos destacar um que é a preferência histórica do brasileiro, que é a cerveja pilsen, que é consumida em praticamente todos os cantos do país.

Além dele, temos também a cerveja Weiss e a cerveja stout, mas a verdade é que há uma quantidade impressionante de estilos de cerveja no mundo todo atualmente, o que praticamente invalida qualquer tentativa de estipular um número.

Isto se dá porque provavelmente neste exato momento em que você está lendo este artigo, em algum lugar do mundo alguém está criando um novo e diferenciado estilo de cerveja, com  teor alcoólico cerveja distinto.

Agora no que diz respeito aos tipos de cerveja, a verdade é que só há apenas dois tipos existentes no mercado: a cerveja pale ale e a cerveja lager, sendo que todos os estilos derivam das duas, como a cerveja preta.

Uma cerveja pale ale, por exemplo, é um dos estilos mais famosos da atualidade de cerveja ale que é consumido no Brasil e no mundo todo.

As cervejas pilsen mais populares do Brasil na atualidade, e que constituem ainda a preferência da maior parte da população, são cervejas que se enquadram dentro do tipo de cerveja lager.

Com isto, marcas de cerveja conhecidas de todos, como a Skol, ou a Brahma, por exemplo, se encaixam dentro deste tipo de cerveja lager, que é muito apreciado no Brasil, assim cerveja pilsen você não erra.

Conhecendo melhor os dois tipos de cerveja

Bom, agora que você já entende melhora diferença entre estilos de cerveja e tipos de cerveja, entendendo como realmente é importante entender esta diferença para conhecer qual cerveja se adapta melhor ao seu paladar, chegou a hora de conhecer melhor os dois tipos existentes.

A cerveja lager é por onde vamos começar procurando ressaltar que este tipo de cerveja é de baixa fermentação e é produzido dentro de uma temperatura reduzida, estando com o termômetro perto dos 10 graus Celsius.

Muito comum no Brasil por conta das cervejas pilsen, que muito consumidas pela população, a cerveja lager é conhecida no mundo todo por causa de algumas das melhores cervejas do mundo, com especial destaque para as que são produzidas na Alemanha e na República Tcheca.

Já a cerveja ale é muito conhecida por todos por ser a cerveja que apresenta um paladar mais frutado, que tem agradado muito aos que procuram por alternativas às cervejas pilsen que reinam no nosso país.

Esta cerveja tem alta fermentação, sendo produzida dentro de uma temperatura muito mais alta do que a cerveja lager, com o termômetro em 20 graus Celsius, com os fermentos sendo suspensos em tanques de fermentação.

É correto afirmar que as cervejas deste tipo são as mais antigas do mundo, já que a cerveja ale foi a primeira cerveja do mundo, reinando absoluta e sem adversários até por volta do ano de 1400, quando surgiu a cerveja lager.

Tipos de cerveja Qual se adapta melhor ao seu paladar

Faça sua própria cerveja!

Hoje em dia, com cada vez mais marcas de cerveja sendo consumidas em todo o Brasil, e com o crescimento das cervejas artesanais em várias regiões do país, um hábito começou a ganhar muita força: fazer a própria cerveja.

Cerveja de trigo e outras cervejas especiais poderão ser feitas por você, seguindo as instruções que são dadas em cursos que ensinam tudo sobre a produção de cerveja artesanal e que têm feito muito sucesso nos dias de hoje.

Cerveja Weiss, cerveja ipa, cerveja stout e muitas outras poderão ser produzidas por você, que terá nisto um grande hobby, que poderá se tornar num verdadeiro negócio para você.

Com isto, você poderá dosar o teor alcoólico cerveja, entre outras coisas, criando sabores e muito mais, se divertindo e saboreando cervejas deliciosas, podendo presentear amigos e familiares.

Um bom exemplo de como isto é possível e começa a crescer em todo o Brasil, pode ser observado com estas dicas para que qualquer pessoa possa se tornar um verdadeiro mestre cervejeiro.

Aprenda a fazer muitos tipos de cerveja, aprendendo também o que deve ser comprado para que você crie um verdadeiro laboratório para produção de cervejas artesanais em sua casa.

E é possível, além de fazer cerveja de trigo, cerveja preta e outros tipos e sabores, também aliar seus conhecimentos cervejeiros com outros tipos de situações gastronômicas, como a produção de hambúrguer artesanal, entre outros.

Assim como ocorre com a produção de cerveja artesanal, que tem crescido muito, também tem crescido o interesse por parte das pessoas em relação ao hambúrguer artesanal.

E poder aliar as duas paixões numa coisa só poderá ser sensacional para você impressionar aquela gata, ou para divertir amigos e familiares sempre que forem à sua casa.

Portanto, aprenda a fazer hambúrguer caseiro e saboreie sanduíches deliciosos ao lado de cervejas especiais, com  teor alcoólico cerveja do seu paladar, produzidas por você mesmo! Já pensou?


O que achou do post? Comente abaixo:

Recomendados Para Você: